Fundação Guillaume

HISTÓRICO

Mestre Guillaume (1903 – 1989)

Guillaume Guglielmi não foi somente um dos grandes criadores dos estilos de cabelos do século XX, mas, também um importante e talentoso escultor, um artista de vanguarda e um patrono das artes. Homem de visão, ele sabia que o futuro estava no preparo da juventude. Assim, formou e "adotou" muitos jovens cabeleireiros.

Inspirada em seu exemplo, a Intercoiffure criou a "Fundação Guillaume" em 1982, cujo objetivo é desenvolver os jovens cabeleireiros talentosos e prepará-los para dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela Entidade.

O estilo pessoal da arte desse Mestre e suas maravilhosas esculturas em bronze podem ser admiradas na "Casa das Nações", sede da Intercoiffure Mondial em Paris.

Em 1932, ele foi contratado por Elisabeth Arden para a abertura dos salões dela nos E.U.A. Em 1936, Guillaume finalmente abriu seu próprio salão em Paris, o qual se tornou ponto de encontro das mais bonitas e famosas mulheres do mundo.

Os cortes e os penteados de Guillaume marcaram época, suas criações refletiam um espírito muito fashion. Em 1936 ele criou o corte "Page", em 1947 partiu para o new look Christian Dior e em 1949 a linha "Syncopée", uma mistura de cabelos curtos e longos em harmonia com as cores. Ele inventou o corte geométrico, mantendo-se à frente de todos os criadores.

Guillaume criou os cabelos das modelos das mais importantes coleções de alta costura. Em 1963, ele inventou o "Lioness" para a "pantera" Leonor Fini, um estilo de cabelo que o tornou famoso no mundo todo. A linha "Vivante" (1972) foi a última porque um ano depois Guillaume fechou seu legendário salão para se dedicar à escultura e à literatura.

A criatividade de Guillaume abrangeu outras áreas: sua primeira escultura, "Angel", data de 1932. Jean Cocteau, que o conheceu em 1940, tornou-se um amigo pessoal, assim como outros pintores, Christian Bérard e Gruau, a escritora Louise de Vilmorin, a dançarina Yvette Chauviré, a costureira de Chistian Dior. Como um talentoso escultor, Guillaume primeiro criava seus cabelos em argila, até encontrar a linha e harmonia perfeitas, para depois colocar isso em prática.

Mestre Guillaume foi um descobridor de talentos, ele formou e promoveu muitos jovens cabeleireiros e costumava afirmar: "O futuro pertence aos jovens, nós precisamos entendê-los se quisermos cuidar do futuro".


FUNDAÇÃO GUILLAUME - ATIVIDADES E PROPÓSITOS

A Fundação Guillaume é uma organização dentro da Intercoiffure Mondial, cujo propósito é desenvolver os jovens cabeleireiros, projetando-os a nível internacional, tornando-os próximos à cultura e hábitos da Entidade e preparando-os para serem membros Intercoiffure. Além disso eles trazem juventude à família Intercoiffure.

Esses jovens cabeleireiros são convidados a entrar na Fundação Guillaume, como membros juniores, quando trabalham em salões da Intercoiffure e ainda não podem se tornar um membro regular. Mas, há uma condição: eles devem ter a paixão pela profissão, pela beleza e gostar de se relacionar internacionalmente.

Um Junior para integrar a Fundação Guillaume deve ser indicado pela sua Seção, isto é, país. Geralmente ele é um(a) filho(a) ou irmão(ã) de um membro Intercoiffure ou ainda um hairstylist que esteja trabalhando num salão Intercoiffure. Ele precisa ter entre 18 e 27 anos de idade.

Juniores não pagam a taxa da Intercoiffure Mondial. No Brasil eles contribuem apenas com uma anuidade no valor de um salário mínimo.

O evento mais importante para os Juniores é o "Junior Fórum Seminar", que acontece anualmente em Paris ou durante o Congresso Mundial que é realizado a cada 4 anos em um país diferente. O "Junior Fórum Seminar" contempla uma programação intensa de atividades técnicas e artísticas como o "look & learn", além da troca de experiências e performance em palco.

O trabalho dos Juniores é coordenado pela equipe do Fashion Team da Fundação Guillaume, cujos membros se apresentam em shows e eventos internacionais. Os membros da Fundação têm também a possibilidade de participar das sessões de fotos de coleções da Intercoiffure.


PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PARA JUNIORES

Os Juniores da Fundação Guillaume podem conhecer o mundo todo e adquirir uma experiência internacional em sua profissão e vida.

O lema da Intercoiffure Mondial é transcender fronteiras e intercambiar idéias, experiências, cultura, idioma, moda e conhecimento.

O legado de Guillaume consiste em dar aos jovens e talentosos cabeleireiros a chance de se desenvolver e abrir as portas para o mundo.

Objetivos do intercâmbio entre os Juniores da Fundação Guillaume:
• Conhecer salões internacionais em diferentes países;
• Estudar diferentes conceitos;
• Participar de cursos;
• Vivenciar a cultura de outros países;
• Conviver com diferentes pessoas e clientes;
• Desenvolver idiomas;
• Trocar experiências.

Quem pode participar?
• Filhos(as) e colaboradores(as) dos membros da Intercoiffure Mondial, que já tem a formação profissional de cabeleireiro;
• Idade: de 18 a 27 anos.

Como é organizado o intercâmbio entre os Juniores?
• Publicações sobre intercâmbios estão no site da Intercoiffure Mondial - www.intercoiffure-mondial.org;
• Os Juniores precisam da permissão de seu empregador para poder participar.

Questões legais e financeiras:
• A visita e o intercâmbio em outro país são considerados como intercâmbio de estudantes;
• Cada participante é responsável por sua segurança (cobertura para doenças e seguros);
• Duração do intercâmbio: a partir de uma semana, conforme acordo individual;
• O anfitrião indica uma acomodação adequada (quarto, apartamento, hotel, etc.);
• O convidado deve ter um conhecimento básico do idioma do país anfitrião ou conhecimentos de inglês, que é a língua oficial da Intercoiffure;
• A Intercoiffure Mondial não é responsável por acordos feitos entre as partes.
Compartilhe:

Os melhores profissionais do mundo estão aqui.

Somente os melhores profissionais de beleza podem fazer parte da Intercoiffure.
Aqui você pode encontrar o salão que possui a estrela da Intercoiffure Mundial.

Sponsors